18 outubro 2012 planejamento

Como escolher as fotos do álbum de casamento

Uma leitora do blog deu a ideia de post e hoje está ele aqui, prontinho! Obrigada Priscilla :) Muitas noivas tem dificuldade em escolher as fotos que irão para o álbum de casamento e eu entendo viu gente? Tendemos a achar todas perfeitas e dignas de álbum, pois estávamos lindamente maquiadas, com o vestido mais maravilhoso do mundo, nosso marido irradiava felicidade e tem mais um monte de emoção envolvida.

Mas nessa hora é preciso deixar ela um pouquinho de lado e usar mais a técnica e o lado racional. Se não for isso, teremos um álbum cheio de fotos de decoração, docinhos e nada de noivos, ou nada de beijo, nada de cerimônia. Vamos aprender a dosar isso? Conversei com a fotógrafa Fernanda Ferraro e ela deu dicas preciosas para as leitoras do Cabeça de Noiva ♥

 Escolham poucas fotos. É um desafio, pois são muitas opções! Criem pastas com as fotos preferidas (making of, cerimônia, decoração, festa, família, pista e amigos) e depois escolham as fotos por grupos.

 Para um álbum de 25 lâminas, 75 fotos é um bom número. Se gostarem de mais fotos, considerem incluir mais lâminas no álbum.

 Menos é mais. Quanto menos entulhado fica o álbum, maiores ficam as fotos e o produto mais elegante. Poucas fotos por lâmina evita que seu álbum se transforme em um álbum de figurinhas.

 Capa fotográfica é linda, porém não é a opção mais durável. Couro ecológico é lindo e protege super bem.

 As fotos para o álbum devem conter as pessoas mais importantes, com laços familiares fortes. Alguns amigos vem e vão e depois seu álbum não fica um mostruário com pessoas que não representam mais nada pra você.

 A diagramação do álbum é a maneira como as fotos são dispostas… Quanto mais clean, sem firulas e enfeites, mais chic e atemporal. Aproveite que o álbum é panorâmico e escolha mais fotos horizontais, pra explorar a área do álbum com fotos grandes. :) 

 A diagramação faz parte do processo criativo. Escolha as fotos, mas interfira o mínimo possível … afinal são múltiplas combinações possíveis entre as fotos e ficar escolhendo aonde entra cada foto gera retrabalho em cima de retrabalho.

 Se possível, deixe que seu fotógrafo escolha as fotos por você ou ajude nessa escolha.

 Fundo preto ou fundo branco?! Capa preta ou capa branca??? Isso é gosto, é pessoal e só depende de você. Lembre-se que preto suja menos.

 Não demore muito a escolher as fotos, o fotógrafo vai fotografar outros casamentos e é natural um acúmulo de trabalho.

 Pensem no álbum como uma caixa de jóias. Não é qualquer um que manuseia, principalmente se estiver numa reuniãozinha familiar com comes e bebes. Você não vai querer dedinhos engordurados sobre as suas fotos.

 Guardar o álbum na posição horizontal evita que ele empene.

 Já disse pra escolher poucas fotos? rs 

Fotos e dicas: Fernanda Ferraro

Esse post foi útil pra você? Me manda um e-mail (contato@cabecadenoiva.com) ou escreve pra mim lá no Facebook (www.facebook.com/cabecadenoiva) dizendo o que você gostaria de ver por aqui, que eu vou atrás :) 

2 comentários
compartilhe:

2 comentários

  1. claudia em 18/10/2012

    Nossa, isso é mto importante mesmo! Vi recentemente um post sobre isso no blog de uma decoradora que eu amo tb!
    Beijinhos

  2. Cido Ribeiro em 18/02/2014

    Muito bom o post, como fotógrafo e designer enfrento no meu dia a dia a tentar separar a emoção da história ( eu gosto de paginar por história ) … gostaria de replicar em minha página com seu crédito e link …

    Abraço e muito sucesso

    Cido Ribeiro
    fotógrafo

Deixe seu comentário